Luz do Saber Internacional mais uma conquista alcançada

Categoria: Notícias
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Escrito por Luiz Alberto
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Queridos Marcos e Viviane e equipe.

Foi com muito prazer que representei o Brasil e o Ceará na apresentação pública dos projetos de dissertação de mestrado da universidade da madeira, Funchal-Portugal. O projeto foi aprovado unanimente pela banca de doutores Portugueses. Uma etapa foi vencida, agora é escrever a dissertação e defende-la em 2012. Vale salientar que o projeto será inscrito na conferência internacional sobre inovação pedagógica que realizaer-se-á em novembro em Recife.

O titulo do projeto foi:

LETRAMENTO DIGITAL: AS IMPLICAÇÕES DO USO DO SOFTWARE NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO NA APROPRIAÇÃO DE LEITURA E ESCRITA

Projeto de pesquisa apresentado para a qualificação do Mestrado em Educação – Inovação Pedagógica, da Universidade da Madeira (UMA), à Banca Examinadora, sob a orientação da Professora Doutora Maria Cilvia Queiroz Farias (UFC)

PARA CONHECER MELHOR UM BREVE RESUMO:
O estudo que ora se apresenta tem por objetivo analisar reflexivamente as implicações do uso pedagógico do software educativo Luz do Saber e de hipertextos na apropriação da leitura e da escrita por crianças de escola pública que apresentam poucos avanços nessa área de conhecimento. A análise se configurará numa turma de 4º ano da Escola Municipal HACB, em Jaguaribara-CE. Pensar na possibilidade da informática está a serviço da matética (como arte de aprender) para melhorar a aprendizagem de crianças com dificuldade de leitura e escrita é nossa problemática inicial. Outrora, como referencial de quebra do paradigma fabril no qual escola a partir do século XIX esteve submetida, as Tecnologias de Informação e Comunicação-TIC’s tem se revelado como importante instrumento pedagógico na atualidade, muito embora sua inserção na escola não signifique inovação. O presente estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa, cuja concepção etnográfica da educação legitima sua prática investigativa. Sendo uma investigação etnográfica, o trabalho de campo desenvolver-se-á pelas seguintes técnicas metodológicas na coleta de dados: observação participante, entrevista semi-estruturada, grupo focal e nominal, diário de campo, análise de documentos e interpretação de dados. Para sustentar epistemologicamente a pesquisa, busco em teóricos da etnografia, da apropriação da linguagem escrita, da introdução da informática na educação, do Construtivismo, Construcionismo e Sociointeracionismo, e especialmente nos teóricos que tratam a Inovação Pedagógica como ruptura paradigmática, legitimando assim nossa implicação intersubjetiva.

Foi sucesso total, apreciado sem nenhuma restrição.

Atenciosamente

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